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Estoque

Novo Pedido de reposição de estoque

Para fazer um novo pedido de reposição de estoque para um determinado fornecedor, navegue até a listagem de relatório de estoque, clicando no link 'Estoque' no menu principal do admin.

 

Em seguida clique no link 'Novo Pedido', localizado à direita do nome do fornecedor. Será exibido um formulário listando todos os produtos de sua loja que podem ser comprados desse fornecedor (de acordo com a configuração de cada produto específico – ver o tópico "Configurando o Estoque de cada Produto").

 

Antes da listagem, é exibida uma caixa com os dados do fornecedor. Aqui, o administrador pode selecionar a Empresa pela qual ele deseja fazer o novo pedido ao fornecedor. Para configurar os dados da(s) empresa(s) de sua loja, verifique o tópico “Configurando minhas Empresas”. Nessa seção também existe um campo de texto onde o administrador poderá digitar qualquer observação para o fornecedor, relevante ao pedido que será criado. 

A listagem dos produtos nessa página segue o mesmo critério de cores explicado anteriormente, mas aqui podemos ver exatamente quais são os produtos desse fornecedor que estão abaixo do estoque mínimo (vermelhos), quais estão abaixo do estoque intermediário (amarelos) e quais existem em quantidade acima do estoque intermediário (verdes).

 

Na coluna da direita, ao lado de cada produto, existe uma checkbox 'Incluir esse produto no pedido' e em seguida um campo indicando a quantidade do produto que deve ser comprada para que o estoque desse produto volte a atingir o patamar do 'Estoque Máximo'.  Caso não queira incluir algum dos produtos listados no novo pedido ao fornecedor, desmarque a checkbox.

 

Irão aparecer as seguintes opções de controle de estoque para esse produto: “Ignorar desta vez”, “Ignorar até [data]” e “Ignorar indefinidamente”. Caso escolhido “ignorar desta vez”, o produto não será incluído no pedido que está prestes a ser gerado, mas o “controle de estoque” do produto não será alterado, ou seja, num próximo pedido ele voltaria a ser incluído no pedido. As outras opções alteram a configuração do “Controle de Estoque” do produto, conforme detalhado no tópico “Configurando o Estoque de cada Produto”.

Uma outra forma de selecionar quais produtos serão pedidos e quais serão ignorados é clicar sobre as linhas dos produtos que deseja alterar, selecionando-as (observe a checkbox no lado esquerdo da tabela). Após selecionar os produtos que deseja alterar, clique na caixa “Com marcados:”. Será aberta uma pequena caixa com as opções “Incluir no pedido”, “Ignorar desta vez”, “Ignorar até [data]” e “ignorar indefinidamente”, já explicadas acima. Selecione uma dessas opções e o formulário será recarregado, refletindo as mudanças feitas com os produtos selecionados.

 

Após confirmar quais produtos e quantidades serão pedidos ao fornecedor, clique no botão “Gerar Pedido”. O novo pedido será gerado e será aberta uma nova janela com um formulário de pedido já preenchido com as informações selecionadas no passo anterior. Esse formulário pode ser impresso e enviado ao fornecedor, para que o mesmo providencie o orçamento e o envio do pedido. 

Nos navegadores mais modernos, como o Firefox, o formulário também pode ser salvo no formato PDF, o que torna mais fácil o envio para o fornecedor, bastando enviar o arquivo PDF por e-mail. Para salvar o formulário de pedido como PDF no Firefox, clique no menu “Arquivo” do navegador e, em seguida, clique em “Imprimir”. Na janela de impressão, selecione “Imprimir para arquivo” e selecione “PDF” como o formato de saída. Em seguida escolha o local onde deseja salvar o arquivo e um nome para o mesmo e clique em imprimir. Será salvo um arquivo PDF no local escolhido, contendo o formulário de pedido ao fornecedor. 

 

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