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Formas de Pagamento

Cielo

A Cielo é uma empresa que oferece soluções de pagamentos eletrônicos na América Latina. Responsável pelo credenciamento de estabelecimentos comerciais, e pela captura, transmissão, processamento e liquidação financeira das transações realizadas com cartões de crédito e débito, a Cielo captura as transações das cinco maiores bandeiras de cartões do mundo (Visa, MasterCard®, American Express® e Diners Club International e JCB), além de outras bandeiras regionais.

Para que sua loja possa aceitar pagamentos feitos através desses cartões, é preciso credenciar-se junto a Cielo. Saiba como em www.cielo.com.br > Credenciamento > Credenciamento e-Commerce.
 
Após ter concluído o credenciamento com a Cielo, você deverá instalar e configurar essa opção de pagamento na sua loja. Para fazer isso, clique no link "Configurações" no menu do topo do admin e, em seguida, clique na opção "Formas de Pagamento". Será exibida uma listagem com todas as formas de pagamento disponíveis para a sua loja.
 
Ao lado de cada opção, existe um ícone intitulado "Instalar" Instalar. Clique no ícone para instalar a opção "Cielo". A página é recarregada e, desta vez, os ícones "Editar"Editar e "Desinstalar" Desinstalar aparecem ao lado da opção "Cielo", indicando que o módulo foi instalado. Clique no ícone "Editar"Editarpara configurar os dados  necessários para a efetivação de transações envolvendo os cartões Cielo. Será exibido um formulário contendo as configurações desse módulo de pagamento.
 
No formulário de configuração, você deverá preencher os campos conforme indicado à seguir:
  • Número de afiliação da loja com a Cielo
    Esse é o número identificador que você recebe da Cielo, no momento de sua afiliação.
     
  • Chave de acesso da loja
    É uma espécie de senha, que garante a validade das comunicações entre a Cielo e sua loja. Também é fornecida pela Cielo, no momento da afiliação.
     
  • Modo de Operação
    Enquanto você realiza os primeiros testes de sua configuração do módulo Cielo, é recomendável manter esse campo com o valor "Homologação". Isso fará com que as transações sejam simuladas em um ambiente de testes da Cielo, ou seja, permitirá verificar a integração do sistema sem que as transações sejam efetivamente realizadas. Uma vez que a integração entre sua loja e o sistema Cielo seja concluída, você deverá solicitar a chave de segurança do ambiente de produção, alterando o campo "Chave de acesso" com o valor da chave de produção e o campo "Modo de Operação" para a opção "Produção", para que a Cielo faça a homologação final da integração de sua loja. Consulte a seção "Homologação" mais abaixo para maiores informações sobre essa etapa. 
     
  • Modo de Parcelamento
    Existem duas opções para permitir vendas parceladas em seu site. No modo de parcelamento "Loja", não existe cobrança de juros sobre o parcelamento. Já o modo "Operadora", acarreta cobrança automática de juros do cliente, definidos pelo banco emissor do cartão.
     
  • Nº máximo de parcelas
    O número máximo de parcelas permitido em suas vendas. Deve ser menor ou igual ao número fornecido pela Cielo durante sua filiação, caso contrário, um erro será gerado no momento do pagamento.
     
  • Valor mínimo por parcela
    Esse campo é usado para que você determine um valor mínimo de cada parcela, para evitar que vendas com baixo valor sejam parceladas. Caso o parcelamento resulte num valor de parcela abaixo desse mínimo, a venda não é concluída.
     
  • Capturar Automaticamente
    No momento em que uma compra é feita em sua loja com essa opção de pagamento, os dados do cliente e do cartão são analisados pela Cielo, que pode autorizar ou não a transação (nessa etapa são verificados o limite do cartão, questões de inadimplência, etc). Uma vez que a compra é 'autorizada', ela fica apta a ser 'capturada', isto é, ser efetivamente debitada do cartão do cliente. Esse campo determina se as transações autorizadas serão capturadas automaticamente logo após a 'autorização', ou se os pagamentos serão capturados num momento posterior, permitindo assim que o admin faça a análise e captura dos pagamentos individualmente, através do sistema administrador. A captura automática (opção "Sim" nesse campo) oferece mais praticidade na administração de sua loja, principalmente para as que possuem um alto volume de vendas. Por outro lado, a captura manual (opção "Não" nesse campo) permite maior controle sobre as vendas, uma vez que o admin examina os pedidos caso-a-caso antes de fazer a captura dos pagamentos, sendo indicado para lojas com vendas de alto valor. Para maiores informações sobre como fazer a captura manual dos pedidos, consulte o tópico "Movimentações > Transações Cielo".
     
  • Autorização Automática
    Recomendamos que esse campo seja configurado com a opção "Autorizar transação autenticada e não autenticada", para que o processo de autorização seja executado automaticamente pela Cielo no momento da compra, tanto para pagamentos com cartão de crédito quanto de débito.
     
  • Zona Geográfica
    Esse campo determina para quais regiões essa opção de pagamento estará disponível. Para maiores informações sobre as regiões geográficas, consulte o tópico "Primeiros Passos > Países, estados e regiões geográficas".
     
  • Status
    Define se essa forma de pagamento estará visível na frente da loja, no momento da finalização de uma compra.
     
  • Situação de pedidos pendentes
    Situação inicial dos pedidos cujas transações estão pendentes (não autorizadas). Para maiores informações sobre as 'situações de pedido', consulte o tópico "Movimentações > Configurando Situações dos Pedidos".
     
  • Situação de pedidos autorizados
    Situação inicial dos pedidos cujas transações foram autorizadas, mas não capturadas (ou seja, a transação ainda não foi concluída pois o valor da compra ainda não foi debitado do cartão do comprador). Para maiores informações sobre as 'situações de pedido', consulte o tópico "Movimentações > Configurando Situações dos Pedidos".
     
  • Situação de pagamentos capturados
    Situação inicial dos pedidos cujas transações foram capturadas (debitadas do cartão do cliente). Para maiores informações sobre as 'situações de pedido', consulte o tópico "Movimentações > Configurando Situações dos Pedidos".
     
  • Ordem
    Numeral definindo a ordem de exibição dessa opção de pagamento na frente da loja. Opcional.

Após ter preenchido os campos acima, salve as configurações, clicando no botão "Salvar" no topo superior direito do formulário. A página será recarregada e exibirá uma mensagem indicando que o módulo de pagamento Cielo foi configurado com sucesso.

Homologação
A seguir, será necessário passar pelo processo de homologação final da Cielo, para que a integração dessa forma de pagamento a sua loja seja concluída. Para realizar essa etapa, o lojista solicita a Cielo a chave de produção. Para tanto é necessário enviar para suporteweb@cielo.com.br as seguintes informações (que irão completar o cadastro):

  • URL definitiva do site (ambiente de produção)
  • Nome da empresa responsável pelo desenvolvimento da integração
  • Nome e e-mail do técnico (desenvolvedor) responsável pela integração
  • Número de afiliação (junto a Cielo) da loja virtual
  • Razão social e nome fantasia da loja virtual
  • URL do logotipo da loja, no formato GIF e tamanho de 112X25 pixels
  • Usuário e senha na loja virtual para efetuar compras teste
Em resposta, a Cielo retorna uma chave válida no ambiente de produção. Você deverá então acessar novamente o formulário de configuração do módulo Cielo e alterar a chave de segurança, atualizando esse campo com o valor da chave de produção enviada pela Cielo, assim como atualizar o valor do campo "Modo de Operação" para "Produção". Após ter feito essas alterações e salvado o formulário, você deverá entrar novamente em contato com a Cielo, através do email suporteweb@cielo.com.br, solicitando que seja feita a homologação final do sistema. Um conjunto de testes então é executado em sua loja pela Cielo, para aprovar e negar transações. O resultado, homologado ou não-homologado, é enviado por e-mail. Após a integração ter sido homologada, sua loja estará apta a receber pagamentos através do sistema Cielo.
 
Recomendamos a leitura do tópico "Movimentações > Transações Cielo" para uma explicação sobre como consultar o histórico das transações Cielo e também como executar o processo de captura manual dos pagamentos.
 
Por fim, caso necessite maiores informações, recomendamos entrar em contato diretamente com a Cielo, através dos contatos abaixo.
 
Suporte e-commerce Cielo (atendimento 24 x 7):
 
4002-9700 (Capitais e Regiões Metropolitanas)
0800-570-1700 (Demais Localidades)
suporteweb@cielo.com.br
www.cielo.com.br

 

 

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