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Formas de Pagamento

Boletos

Para que sua loja possa emitir boletos é necessário, em primeiro lugar, ter uma conta habilitada para isto. Não basta apenas ter um conta corrente, é necessário que a mesma esteja apta a receber os boletos por meio da chamada “carteira de cobrança”. Atualmente o sistema BRCart suporta a emissão de boletos para os bancos "Banco do Brasil", "Caixa Econômica Federal", "HSBC", "Itaú" e "Santander". 
 
Esses bancos oferecem diversas opções de "carteira de cobrança", de acordo com suas necessidades, sendo que o valor das taxas cobradas varia de banco para banco e depende da opção de carteira escolhida. Existem duas modalidades principais de carteira de cobrança:
 
- Carteiras Não Registradas: significa que não há registro no banco sobre os boletos gerados, ou seja, você não precisa notificar o banco a cada boleto gerado. Neste caso a cobrança de taxa bancária é feita por boleto pago.
 
- Carteiras Registradas: nessa modalidade você precisa notificar o banco sobre cada boleto gerado, em geral enviando um arquivo chamado "arquivo de remessa" através de um software fornecido pelo banco. Neste caso, existe uma taxa bancária cobrada por boleto gerado, independentemente de ele ter sido pago. Nestas carteiras também se encaixam serviços bancários adicionais, como o envio do boleto pelos correios e protesto em caso de não pagamento.
 
Converse com o seu gerente sobre qual a melhor opção para você.
 
Após ter firmado o contrato para emissão de boletos com um desses bancos, você deverá configurar o sistema de sua loja para habilitar o módulo de pagamento por boleto. Para fazer isso, clique sobre o link "Configurações" no menu do topo do admin e, em seguida, clique na opção "Formas de Pagamento". Será exibida uma listagem com todas as formas de pagamento disponíveis para a sua loja.

Ao lado de cada opção, existe um ícone intitulado "Instalar" Instalar. Clique no ícone para instalar a opção "Boletos". A página é recarregada e, desta vez, os ícones "Editar"Editar e "Desinstalar" Desinstalar aparecem ao lado da opção "Boletos", indicando que o módulo foi instalado. Clique no ícone "Editar"Editarpara configurar os dados bancários necessários para a emissão dos boletos. Será exibido um formulário contendo as configurações desse módulo de pagamento.

Em primeiro lugar, marque o "Status" como "Habilitado" e selecione para qual "Região Geográfica" esse método de pagamento estará disponível. Para maiores informações sobre as regiões geográficas, consulte o tópico "Primeiros Passos > Países, estados e regiões geográficas". Selecione também qual deverá ser o "Status inicial do pedido" no momento em que o cliente fizer uma compra usando essa forma de pagamento, como "Aguardando Pagamento".

Em seguida, clique sobre o link "Configurações Gerais". Serão exibidos outros campos que deverão ser preenchidos com as informações sobre sua loja, como o "Nome Fantasia", "CPF ou CNPJ", "Endereço", "Cidade e Estado" e "Razão Social". Essas informações deverão ser as mesmas da conta bancária de sua loja.

Preencha os outros campos, "Prazo para pagamento" (número de dias até o vencimento, a partir da data da compra) e "Taxa do boleto". Os campos "Demonstrativo 1", "Demonstrativo 2", "Demonstrativo 3", "Instruções 1", "Instruções 2", "Instruções 3" e "Instruções 4" são usados para exibir instruções de pagamento no corpo do boleto, tais como "Sr. Caixa, cobrar multa de 2% após o vencimento" e "Receber até 10 dias após o vencimento" ou ainda informações de contato com sua loja, em caso de dúvidas ou problemas no pagamento.

Por fim, é necessário configurar os dados do(s) banco(s) com os quais você possui carteira(s) de cobrança(s). Clique sobre o checkbox ao lado do nome de cada banco que você deseja habilitar. Isso irá marcar a checkbox e exibir os campos de configuração específicos de cada banco. Veja abaixo os principais campos de cada banco:

- Banco do Brasil

Agência: o número de sua agência, sem o dígito verificador;
Conta:  o número de sua conta, sem o dígito verificador;
Número do Convênio: número do convênio de sua carteira de cobrança (pode ter 6, 7 ou 8 dígitos)
Número do Contrato: o número do seu contrato da carteira de cobrança
Formatação do Nosso Número: usado apenas para convênios com 6 dígitos. Informe 1 se for Nosso Número de até 5 dígitos ou 2 para opção de até 17 dígitos
Carteira: o tipo de carteira de cobrança contratada junto ao banco. Geralmente é tipo '18' (cobrança sem registro).
Variação da Carteira: a variação da carteira de cobrança, com hífen. Geralmente deve ser '-019'.

Para maiores informações sobre como configurar os dados acima, converse com o seu gerente do Banco do Brasil ou consulte o link http://www.bb.com.br/docs/pub/emp/empl/dwn/Doc5175Bloqueto.pdf

- Caixa Econômica Federal

Agência: o número de sua agência, sem o dígito verificador;
Conta:  o número de sua conta, sem o dígito verificador;
Dígito verificador da Conta: o dígito verificador da conta (número após o hífen "-").
Carteira: o código da carteira de cobrança. Geralmente é 'SR' (sem registro).
Código do Cedente: o código do cedente fornecido pelo banco. Apenas números.
Dígito verificador do código do cedente: o dígito verificador do código do cedente (número após o hífen "-").
Início do Nosso Número: O Nosso Número é um número sequencial que serve para identificar os boletos unicamente. Cada boleto emitido deve ter um 'nosso número' diferente, de forma que o sistema possa identificar o boleto pago no momento do processamento dos arquivos de retorno do banco. Esse campo permite a você definir qual deve ser o nosso número inicial, o que pode ser útil quando você estiver configurando boletos para uma carteira que ja emitiu outros boletos fora do sistema BRCart, evitando assim que o 'nosso numero' se repita, o que causaria conflitos na identificação dos boletos.

- HSBC

Carteira: o tipo de carteira de cobrança. Deve ser 'CNR'.
Código do Cedente: o código do cedente, fornecido pelo Banco (7 dígitos)

- Itaú

Agência: o número de sua agência, sem o dígito verificador;
Conta:  o número de sua conta, sem o dígito verificador;
Dígito verificador da Conta: o dígito verificador da conta (número após o hífen "-").
Carteira: o código do tipo de carteira de cobrança. Pode ser 175, 174, 104, 109, 178, ou 157.

- Santander

Código do Cedente: o código do cedente, fornecido pelo Banco (7 dígitos).
Agência: o número de sua agência, sem o dígito verificador.
Carteira: o tipo de carteira de cobrança. Geralmente é "102" (cobrança simples, sem registro)
Descrição da Carteira: a descrição do tipo de carteira. Geralmente é "COBRANÇA SIMPLES - CSR".

 

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